A Prefeitura de São Paulo está empenhada em auxiliar o povo gaúcho durante as trágicas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Equipes da prefeitura paulistana estão realizando um trabalho humanitário no Sul. Na primeira semana de ação, mais de 300 pessoas foram resgatadas e mais de 300 animais foram atendidos no hospital veterinário de campanha montado ao lado de um abrigo provisório em Canoas. A unidade veterinária está equipada para realizar cirurgias, exames de raios-X, ultrassonografia, hemogramas, exames bioquímicos e microchipagem. Além de atender os animais resgatados, o hospital está implantando microchips em dois mil animais que aguardam o resgate por seus donos no abrigo. Esses dados serão inseridos em um site criado pela Prefeitura de São Paulo para facilitar a busca pelos tutores.

A operação no Sul inclui 150 profissionais da Guarda Civil Metropolitana, Guarda Civil Ambiental, Defesa Civil e Secretaria de Saúde. Foram enviados equipamentos como ambulâncias anfíbias, viaturas com tração nas quatro rodas, EPIs, guinchos, motosserras, drones e motos aquáticas. Além disso, mais de dez mil cestas básicas, cinco mil kits de higiene pessoal, cinco mil kits de limpeza, uma tonelada de ração para animais, 450 toneladas de insumos hospitalares, 2,6 mil colchões e 1,5 mil travesseiros foram encaminhados para a região.

O prefeito Ricardo Nunes também recorreu à fé para fortalecer as famílias desabrigadas e, no dia 16 de maio, foi recebido pelo Papa Francisco na Itália. Durante a visita, Nunes discutiu as ações de São Paulo no combate às mudanças climáticas e relatou a situação das enchentes no Rio Grande do Sul. O prefeito presenteou o pontífice com camisas do Palmeiras e da Seleção Brasileira e pediu uma bênção para a bandeira do Estado gaúcho, que será enviada a Porto Alegre.

Durante a Virada Cultural da Solidariedade, realizada nos dias 18 e 19 de maio, a Prefeitura de São Paulo arrecadou mais de dez toneladas de alimentos, produtos de higiene e água potável, reforçando seu compromisso com a solidariedade e o apoio aos necessitados.

Para doar e saber mais:

São Paulo rumo ao Ouro

Prefeitura SPPrefeitura SP6 de junho de 2024

Dengue se combate com prevenção

Prefeitura SPPrefeitura SP25 de abril de 2024

Toda criança tem vaga na creche

Prefeitura SPPrefeitura SP28 de março de 2024