Skip to main content

Com a chegada das ondas de frio, a Prefeitura de São Paulo retomou a Operação Baixas Temperaturas, reforçando o atendimento à população em situação de rua. A iniciativa, que visa oferecer acolhimento emergencial durante o inverno, inclui a ampliação de vagas nos centros de acolhida da rede municipal e a criação de novos serviços de apoio.

Dez tendas foram estrategicamente montadas nas cinco regiões da cidade, funcionando diariamente das 18h à meia-noite. Nestes locais, são servidos sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além da distribuição de cobertores. As tendas também atuam como pontos de encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial.

Além do apoio alimentar, a operação conta com equipes de saúde que realizam a atualização vacinal dos assistidos. Médicos veterinários também estão presentes, oferecendo atendimento, vermifugação e microchipagem para os animais de estimação das pessoas em situação de rua. Para os pets, são fornecidos água, ração e petiscos.

Quando aceitam o acolhimento, seja nas tendas ou durante as abordagens ativas, as pessoas são transportadas para os centros de acolhida, de acordo com seu perfil – incluindo indivíduos sozinhos, pessoas com deficiência, famílias, idosos e membros da comunidade LGBTQIAPN+. Nos centros, os acolhidos têm acesso a pernoite, banho, jantar e café da manhã.

Para garantir a eficiência das abordagens, a Prefeitura aumentou o número de profissionais atuando nas ruas, de 590 para 781. A população também pode colaborar através da central 156, que recebe ligações gratuitas 24 horas por dia para solicitar abordagens sociais. A solicitação pode ser feita anonimamente, bastando informar o endereço, as características físicas e os detalhes de vestimenta da pessoa em situação de rua.

A Operação Baixas Temperaturas representa um esforço coordenado da Prefeitura de São Paulo para mitigar os impactos do frio sobre a população mais vulnerável, oferecendo não apenas assistência emergencial, mas também suporte contínuo e integrado.

SERVIÇO:

Confira os endereços das tendas:

REGIÃO CENTRAL

  • Praça da República
  • Praça Marechal Deodoro

REGIÃO NORTE

  • Praça Heróis da FEB, s/n – Santana
  • Praça Novo Mundo – Vila Maria

REGIÃO SUL

  • Praça Floriano Peixoto, 54 – Santo Amaro
  • Praça José Boemer Roschel – Capela do Socorro

REGIÃO LESTE

  • Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n – Guaianases
  • Rua Gilberto Gomes Mota, acesso à Avenida Jacu-Pêssego lado direito – Itaquera
  • Praça Cid José da Silva Campanella – Mooca

REGIÃO OESTE

  • Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus – Lapa

Para saber mais: https://www.capital.sp.gov.br/w/prefeitura-ativa-operação-baixas-temperaturas-na-segunda-27-com-dez-tendas-para-atender-à-população-em-vulnerabilidade

Para conhecer os pontos de acolhida da sua região: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/populacao_em_situacao_de_rua/index.php?p=3183

Deixe seu comentário

Pular para o conteúdo