A administração de São Paulo está empenhada em enfrentar as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade, implementando diversas medidas concretas para garantir uma cidade mais verde e sustentável. A Prefeitura tem adotado práticas inovadoras em novas escolas e creches, como o reuso de água, visando a sustentabilidade desde a base educacional.

A gestão municipal está focada na ampliação dos espaços verdes, transformando-os em áreas de lazer e convivência para a população. Recentemente, seis novos parques foram inaugurados: Alto da Boa Vista, Augusta, Paraisópolis, Aristocrata, Ypuera e Princesa Isabel. Outros cinco parques estão em construção: Fazenda da Juta, Morumbi Sul, Búfalos, Mooca e Bispo, enquanto quatro estão em fase de projeto: Vila Ema, Horto do Ipê, Itapaiuna e Sítio Morrinhos. Parques existentes, como o Parque do Carmo, passaram por requalificações significativas, e diversos parques lineares estão sendo desenvolvidos em toda a cidade.

Em uma iniciativa inovadora, a Prefeitura de São Paulo vai converter 32 áreas verdes particulares em espaços de utilidade pública através de um decreto municipal. Essas áreas são agora destinadas à desapropriação e preservação ambiental, aumentando a área protegida na capital de 11% para 26% e a cobertura de vegetação nativa protegida de 38% para 67%.

Para reforçar a proteção ambiental, a administração municipal instalou sistemas de monitoramento para detecção de incêndios no futuro Parque Linear Córrego do Bispo, na Zona Norte, abrangendo a região da Serra da Cantareira, no Parque Anhanguera e no Refúgio da Vida Silvestre Anhanguera. Esses sistemas são essenciais para a prevenção de incêndios e a proteção das áreas verdes da cidade.

Essas ações destacam o compromisso da gestão municipal em preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dos paulistanos, assegurando um futuro mais verde e sustentável para São Paulo.

Escola melhor é escola com autonomia

Prefeitura SPPrefeitura SP25 de abril de 2024