A Prefeitura de São Paulo entregou, em maio, o Aquático-SP, o primeiro sistema de transporte público hidroviário da Capital Paulista, instalado na Represa Billings, Zona Sul da cidade. O modal está operando de forma experimental, diariamente, das 10h às 16h, sem cobrança de tarifa e com capacidade reduzida de passageiros. A partir desta segunda-feira (20 de maio), o horário de funcionamento será estendido das 10h às 17h.

O Aquático SP liga os 5,6 quilômetros entre os Parques Cantinho do Céu e Mar Paulista, beneficiando 385 mil moradores dos bairros do Grajaú, Pedreira e Cocaia. Anteriormente, esses moradores levavam 1h20 para contornar a represa por transporte terrestre, precisando pegar dois ônibus. Agora, com o transporte aquático, o trajeto pode ser feito em 17 a 30 minutos.

Cada embarcação do Aquático-SP tem capacidade para 60 passageiros sentados e oferece comodidades como ar-condicionado, poltronas estofadas, televisão, espaço para cadeirantes e local para bicicletas. Após o período experimental, a expectativa é que as viagens tenham intervalos de 30 minutos a partir das 6h, totalizando até 58 viagens por dia. No entanto, o horário de operação e a quantidade de percursos diários podem sofrer alterações devido às condições meteorológicas.

Além disso, a Prefeitura de São Paulo planeja criar uma linha expressa de ônibus para conectar o Terminal Hidroviário e o Terminal Santo Amaro, visando facilitar a integração entre os diferentes modais de transporte e proporcionar uma experiência de deslocamento mais eficiente para os usuários. Essas iniciativas inovadoras têm o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos cidadãos, demonstrando o compromisso da administração municipal com soluções sustentáveis e acessíveis para a população.

Para saber mais: https://www.capital.sp.gov.br/w/prefeito-inaugura-primeiro-transporte-hidrovi%C3%A1rio-p%C3%BAblico-de-s%C3%A3o-paulo-que-ir%C3%A1-beneficiar-385-mil-moradores-da-zona-sul

Educar para todos

Prefeitura SPPrefeitura SP25 de abril de 2024

Saúde com qualidade para todos