A administração municipal de São Paulo implementou um Programa de Recuperação e Manutenção de Pontes e Viadutos, inédito na cidade. Anteriormente carentes de fiscalização e manutenção, pontes e viadutos históricos, como a Ponte das Bandeiras e a Ponte Cidade Jardim, foram alvo de atenção especial neste programa, juntamente com viadutos e passarelas fundamentais para o tráfego cotidiano de cerca de sete milhões de veículos na capital paulista.

Para termos uma ideia, a Ponte das Bandeiras, que foi inaugurada em 25 de janeiro de 1942; a Ponte Cidade Jardim, que data de 1967; e a Avenida Santo Amaro, que também tem mais de 70 anos nunca haviam passado por programas de melhorias.

Com um investimento significativo de mais de R$ 1,64 bilhão, as obras de recuperação e manutenção abrangem a renovação da pavimentação, substituição e reparo de estacas, vigas e pilares, correção de fissuras, troca de juntas de dilatação e pintura das estruturas, visando a prolongar a vida útil destas infraestruturas vitais. O impacto direto destas ações é crucial para garantir a segurança dos milhões de usuários que transitam diariamente pelas pontes e viadutos em toda a extensão da cidade.

Dentre as iniciativas realizadas estão 49 intervenções emergenciais; necessárias devido aos riscos iminentes identificados. Dessas, 27 já foram concluídas e 22 estão em andamento.

Além disso, foram contratados 76 projetos de reforço estrutural e realizadas 280 inspeções para garantir a solidez e a funcionalidade dessas estruturas críticas. Os esforços empreendidos resultaram na geração de aproximadamente 7.250 empregos diretos e 36.250 empregos indiretos, gerando impacto positivo tanto na segurança das vias quanto na economia local.

Para saber mais: https://encurtador.com.br/ezFQW.

São Paulo mais verde

Prefeitura SPPrefeitura SP25 de abril de 2024