Skip to main content

Um programa inédito traz reinserção social e dignidade para famílias que, por diferentes motivos, foram parar nas ruas da cidade de São Paulo. As Vilas Reencontro são pequenas comunidades geridas por seus moradores e pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) da Prefeitura de São Paulo.  

O serviço oferece moradia transitória, de forma individualizada e qualificada, para pessoas em situação de rua. São casas individuais para as famílias mas que estão integradas a uma pequena comunidade, responsável por cuidar juntas do bem estar em cada espaço do projeto. 

Essa responsabilidade conjunta tem como objetivo construir, com os acolhidos, um processo de saída qualificada da situação de rua. Os beneficiários contam com acompanhamento social contínuo para apoiar a reconstrução da autonomia. Famílias com bebês e crianças de até 6 anos e mulheres vítimas de violência doméstica têm prioridade na escolha dos beneficiários.
A ideia das Vilas Reencontro é inspirada no conceito “housing first”, que vem se tornando referência em todo o mundo para a reinserção social de quem vive nas ruas, tendo como ponto de partida para a ressocialização o acesso à moradia digna. Além da rede psicossocial e da casa, o local ainda oferece refeições diárias para os moradores.

Para saber mais: 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/governo/secretaria_executiva_de_projetos_estrategicos/programa_reencontro/index.php?p=341018#Aux_lio_Reencontro

Emprego e Renda

São Paulo: cidade das oportunidades

Prefeitura SPPrefeitura SP23 de fevereiro de 2024
Saúde

Nós cuidamos da terceira idade

Prefeitura SPPrefeitura SP12 de abril de 2024

Deixe seu comentário

Pular para o conteúdo