O Estado de São Paulo registrou, entre janeiro e março de 2024, mais de 195 mil casos de dengue. O grande número de casos em todo o País (o Brasil tem mais de 1,5 milhão de registros suspeitos) exige uma ação rápida do poder público.

Por isso, a prefeitura de São Paulo fez um incremento de R$ 240 milhões para ações de reforço no combate à dengue. Os recursos servirão para ampliar o horário de funcionamento das unidades de atendimento médico ambulatorial (AMA) até 22h, contratação de mais 500 médicos, 30 caminhonetes para nebulização, e a inclusão de 3,2 mil agentes para atuar nas ruas.

Há ainda um aumento na campanha de conscientização, uma vez que 80% dos casos de dengue estão dentro das casas.  As mães que integram o programa Mães Guardiãs terão curso de capacitação para orientação nas escolas municipais e para agirem como agentes multiplicadores. Elas receberão R$ 988 para trabalhar quatro horas por dia na estratégia de conscientização.
Além disso, as equipes de campo utilizam drones para a identificação de focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti e para a aplicação de larvicida em locais amplos e espaços fechados, locais estes que os servidores têm dificuldade de acessar – como telhados de casas, lajes, galpões, imóveis fechados e grandes terrenos baldios.

Descasque mais, desembrulhe menos

Prefeitura SPPrefeitura SP19 de fevereiro de 2024